essa@ipb.pt Mapa do Site Mini-URL IPB

RACS

Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia - RACS

A Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS foi criada a 1 de setembro de 2016, com a missão de «promover a formação e a cooperação científica na área das ciências da saúde, entre instituições de ensino superior e centros de investigação de países e comunidades de língua portuguesa».

As finalidades estatutárias desta Rede internacional assentam em cinco desígnios estratégicos no âmbito das ciências da saúde:

- o intercâmbio e o desenvolvimento da cooperação internacional lusófona no ensino, na investigação, no desenvolvimento e na inovação;

- a mobilidade académica internacional;

- a promoção e facilitação das relações bilaterais e multilaterais entre instituições de ensino superior e de investigação;

- a difusão internacional da produção científica;

- a formação ao longo da vida.

A RACS encontra-se em plena fase de expansão junto de mais de 550 instituições de ensino superior da área da saúde, no espaço lusófono, registando atualmente meia centena de membros efetivos e entidades parceiras, de sete países de língua portuguesa, abrangendo mais de 90.000 estudantes e 4.500 docentes.

A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança é um dos Membros Associados Efetivos da Rede, da qual fazem parte Escolas/Universidades/Faculdades/Institutos de: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Contactos

Telefone: (+351) 239 802 350
Telemóvel: (+351) 915 677 972

INOPOL – Instituto Politécnico de Coimbra

Campus da Escola Superior Agrária

Quinta da Bencanta

3045-601 Coimbra

A RevSALUS é uma Revista cientí­fica internacional em língua portuguesa, de acesso aberto, com o objetivo de promover a divulgação da produção cientí­fica, fortalecendo a cooperação internacional no contexto da investigação, do ensino, do desenvolvimento e da inovação, em todas as áreas da saúde ou a elas aplicadas.

ALADEFE

A Associação Latino-Americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem (ALADEFE), é uma organização internacional, não-governamental, inclusiva, democrática, sem fins lucrativos. É constituída por Escolas e Faculdades de Enfermagem, Associações ou outras instituições colegiais, cujo propósito é ajudar a desenvolver a disciplina e o ensino superior de enfermagem.

A ALADEFE tem os seguintes objetivos:

1. Incitar os associados na implementação das políticas orientadoras, decorrentes da Associação relacionadas com educação em enfermagem.
2. Promover os processos de acreditação interna e externa da garantia da qualidade dos programas académicos.
3. Fomentar o estabelecimento de acordos de cooperação científica e técnica entre instituições de ensino superior e organizações afins.

4. Definir prioridades de investigação na área da educação de enfermagem.

5. Estimular a produção científica e a sua difusão, assim como a produção de material de apoio à docência e à investigação em enfermagem.
6. Reforçar os meios de difusão e comunicação entre os membros da Associação.

7. Impulsar modelos educativos inovadores para a formação de graduação e pós-graduação em enfermagem.

8. Promover e apoiar a formação e qualificação de docentes e diretores/presidentes/reitores de Escolas e Faculdades associadas.

9. Assessorar os associados em assuntos relacionados com o desenvolvimento da disciplina e de educação em enfermagem.

10. Reconhecer os contributos e compromisso de pessoas e instituições com o desenvolvimento da Enfermagem e do seu ensino.

11. Regulamentar os processos de afiliação e permanência na Associação, garantindo a qualidade académica dos seus afiliados.

Rede Académica de Literacia em Saúde

Rede Académica de Literacia em Saúde, da qual a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança faz parte, está a desenvolver o estudo “Literacia em Saúde da população do Ensino Superior”, com o objetivo de conhecer o nível de literacia em saúde da população académica em Portugal.

Constituem a Rede Académica de Literacia em Saúde as seguintes instituições: Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra; Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa; Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho; Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro; Escola Superior de Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja; Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança; Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria; Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre; Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém; Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal; Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu; Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto; Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Instituto Politécnico de Lisboa; Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa; Universidade de Évora.

Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Avenida D. Afonso V - 5300-121 Bragança | Tel.: (+351) 273 330 950 | Email.: essa@ipb.pt