Home
essa@ipb.pt Mapa do Site Mini-URL IPB
 

 

Pós-Graduação em  Termalismo e

SPA (Novo 2021/2022)

 

Pertinência de oferta formativa

A procura do termalismo de bem-estar está a atingir um lugar de destaque no panorama turístico Ibérico, fruto das campanhas de divulgação e do esforço na melhoria das condições e na diversificação da oferta.

O Turismo de Saúde, destaca-se atualmente como um setor próspero que atua como um importante impulsionador da economia e promove experiências de alto valor acrescentado, o que leva ao aumento da sua procura, transformando o bem-estar num fenómeno que se estende cada vez mais entre aqueles que procuram melhorar a sua qualidade de vida.

De igual forma a Organização Mundial do Turismo valoriza a vertente termal e considera- -a fundamental para o desenvolvimento regional, prevendo um crescimento sustentado do turismo nos próximos 20 anos aliado à emergência de novos padrões de consumo e motivações, privilegiando destinos que ofereçam experiências diversificadas e com elevado grau de autenticidade e qualidade ambiental.

Ainda dentro do conceito salutogénese pela água temos os Spas (uso de águas mineromedicinais ou não), a European Spas Association (ESPA) representa mais de 1.400 Spas e resorts de saúde, bem como instalações para cura, prevenção, reabilitação e turismo de saúde e bem-estar na Europa. O mercado europeu relacionado contém, de acordo com a ESPA, aproximadamente 10.000 instalações.

Tendo em conta o descrito anteriormente, parece-nos pertinente o desenvolvimento de uma pós-graduação internacional em Termalismo e Spa, que irá ocupar um lugar de destaque na UVigo e no IPB, dando resposta à procura desta formação principalmente por profissionais do sector na área do Termalismo.
O Campus da Auga e Ourense, capital Termal de Galícia, e o AquaValor e Chaves, cidade reconhecida pelas águas termais mais quentes de Portugal, disponibilizam esta especialização para todos os interessados em receber a formação mais completa possível neste importante sector, e com a oportunidade de serem lecionados por uma equipa de docentes de excelência e de renome na área do termalismo de Espanha e Portugal.


Requisitos de Acesso

Titulares do grau de licenciatura ou equivalente legal, ou profissionais cuja formação esteja diretamente relacionados com o curso ou que reúnam requisitos legais de acesso e lhes sejam reconhecidos 3 anos de experiência profissional.


Principais resultados da aprendizagem e perfil ocupacional dos diplomados

A Pós-Graduação tem como objetivo fundamental proporcionar e aperfeiçoar conhecimentos teóricos e práticos na área do termalismo e hidroterapia, tanto a licenciados interessados como a profissionais do sector, de modo a garantir não só a qualificação e especialização de profissionais para a prestação de serviços diferenciados em estâncias Termais e Spas, como também para o desenvolvimento de uma linha de investigação ligada à salutogénese pela água e para dar a conhecer aos discentes todos os aspetos relacionados com este importante setor económico, turístico e de saúde.

Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB e da UVigo.


Regime de estudos

Aulas teóricas com recurso à tecnologia de videoconferência e de E-learning e estágio em contexto de trabalho.

Funcionamento em:

Portugal: Edifício AquaValor; Rua Dr. Júlio Martins, no1, 5400-342 Chaves
Espanha: Campus da Auga s/n, 32004 Ourense

Sobre o Curso:

Curso: Termalismo e SPA
Grau ou Diploma: Pós-Graduação Internacional

 
A Pós-Graduação funcionará com os seguintes limites de alunos por local:
- Mínimo 15/Máximo 25.

Taxa de Candidatura 25 €
- Propinas 100 € mês

Início Previsto de Aulas 23/09/2021
Término 31/05/2022


Candidaturas:

Portal do candidato 

Candidaturas: Até 10/09/2021

Publicação de resultados: 13/09/2021

Matriculas: de 13/09/2021 a 01/10/2021

Coordenação Pedagógica

Portugal: Maria José Alves – Docente na Escola Superior de saúde de Bragança - Instituto Politécnico de Bragança - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Espanha: Maria Reyes Perez Fernandez – Docente na Escola Superior de Enfermagem - SERGAS (Servizo Galego de Saúde) - Universidade de Vigo Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.



Coordenação Científica

Pedro Cantista – Diretor Clínico das Termas de Chaves
Rosa Ribeiro – Médica nas Termas
Maria José Alves – Docente na Escola Superior de Saúde de Bragança - Instituto Politécnico de Bragança
Maria Reyes Pérez Fernández – Docente na Escola Superior de Enfermagem SERGAS – Campus de Ourense, Universidade de Vigo
José Maria Failde Garrido – Docente de Faculdade de Ciências de Educação e Trabalho Social – Campus de Ourense, Universidade de Vigo



Parceiros

  • Termas de Chaves

  • Termas de São Pedro do Sul

  • Associação de Termas de Portugal

  • Vidago Palace Hotel

  • Six Senses Douro Valley

  • BeOne Ourense

  • Fundación Neuroburgas

  • Balneario de Baños de Molgas

  • Balneario de Cortegada

  • Termas de Outariz

  • Termas de Prexigueiro

  • Talasso Atlântico

 

Diretor de Curso
Maria Jose Goncalves Alves (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

CookiesAccept

Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Avenida D. Afonso V - 5300-121 Bragança | Tel.: (+351) 273 330 950 | Email.: essa@ipb.pt